O que fazer quando sai tudo errado?

 

Se você tingiu o cabelo e algo saiu errado, não se desespere. Erros acontecem! Leia as perguntas e respostas abaixo e descubra o que fazer para resolver o problema. E se você está pensando em pintar, leia para saber como evitar que estas surpresas desagradáveis aconteçam com você.

Passei um tom louro-claríssimo, mas o cabelo acabou ficando castanho-escuro.

O problema não está na tintura, mas, sim, no uso indevido do produto. As tinturas normais clareiam ou escurecem os cabelos virgens (que nunca passaram por nenhum processo químico, como coloração, descoloração, relaxamento ou mesmo ondulação) até quatro tons, em alguns casos menos. Mais que isso, não. Então, não adianta forçar a barra e querer que seu cabelo castanho-escuro (virgem) fique loiro muito claro. Nesse caso, é preciso descolorir antes. Os tingidos merecem atenção dobrada. Guarde a lição: tintura não clareia tintura. "Uma vez que os fios foram coloridos, a tintura só sai com decapagem ou cortando o cabelo", explica Narciso Corrêa Neto, técnico da Keune. Para mudar a cor do cabelo tingido para uma mais clara é preciso, em primeiro lugar, fazer uma limpeza com pó descolorante, ou seja, decapagem, que remove a pigmentação. Só depois é que se deve passar a tintura com a cor desejada. Lembre-se: tintura é um processo químico. Se você aplicar uma cor marrom em um cabelo previamente pintado de louro, pode acabar provocando uma reação que vai resultar numa terceira cor.

Passei as férias na praia e a cor do meu cabelo ficou completamente desbotada.

A saída é apelar para um profissional, que, depois de analisar o grau do problema, vai optar por um corte, uma tonalização ou até mesmo uma nova tintura. O melhor, numa situação dessas, é prevenir. "Existem produtos especiais que devem ser aplicados antes da exposição ao sol, do mergulho na piscina ou no mar. Nesses casos, eles protegem a tintura e prolongam a cor", explica Neuci Ferreira, do salão Socyettà.

Tenho cabelo escuro e fiz algumas mechas, mas não consegui o tom caramelo que queria. Elas ficaram alaranjadas.

Só é possível clarear até três tons os cabelos escuros virgens. Se a tinta for muito mais clara do que o seu cabelo, os fios ganham uma coloração alaranjada. Para chegar ao tom desejado, é preciso descolorir as mechas antes de aplicar a cor.

Faço natação e as mechas dos meus cabelos, que eram louras, ficaram verdes. É por causa do cloro?

Sim. Os fios coloridos ficam porosos e acabam absorvendo mais cloro, que é uma substância muito forte. Em contato com a tintura, ele pode deixar os fios loiros esverdeados e os escuros, avermelhados. Para evitar o efeito "marciano", use produtos protetores antes de entrar na piscina e, depois, lave com um xampu que elimine os resíduos do cloro.

Depois de passar uma tintura em casa, meu couro cabeludo ficou sensível demais.

"Essa reação tem o nome de dermatite de contato e pode ser de duas naturezas: irritativa, que só irá causar coceira e vermelhidão na área que entrou em contato com a tinta; ou alérgica, que poderá provocar lesões em outras partes do corpo também, principalmente no rosto", explica a dermatologista Ediléia Bagatin. Para prevenir, faça o teste do toque antes de aplicar uma tintura: passe o produto no antebraço por três dias seguidos. Se houver algum tipo de irritação nessa área, não arrisque.

Passei um tonalizante para cobrir os cabelos brancos, mas eles não desapareceram por completo.

Como não contêm amônia, os tonalizantes depositam os pigmentos das cores na superfície dos fios - assim, vão saindo com as lavagens. Por isso, são recomendados para quem tem poucos fios brancos. Para conseguir 100% de cobertura, o indicado é a tintura permanente.

Ao pintar meus cabelos, a tinta escorreu para os olhos. Passei um colírio, mas a irritação continuou.

"O melhor procedimento, nesses casos, é lavar bem os olhos com água, soro fisiológico ou água boricada", alerta o oftalmologista Myung Kyu Kim. "Evite colírios e outros medicamentos enquanto não souber exatamente o que aconteceu. Se a irritação continuar, você deve procurar um especialista, que saberá indicar a medicação correta", acrescenta.

Fonte: Revista Nova

/>

Política de Privacidade | Contato | Corpo Perfeito | ©2008 Mais que Beleza