Emagreça até 4 quilos em 5 dias com a dieta do shake

Quer emagrecer rapidamente, sem comprometer sua saúde? Então, aposte nos shakes. Mas nada de viver só deles, também. É preciso que o shake seja preparado de maneira correta e ingerido conforme as orientações de um especialista. Desta forma, ele pode se tornar um ótimo aliado da sua boa forma. Segundo, a nutricionista Eneida Bonfim (BA), o shake é o tipo de bebida é estratégico para acelerar o metabolismo de quem já vem fazendo uma alimentação com restrição calórica e viu a perda de peso se estabiliza, o que é conhecido no meio nutricional de setting point, que é o resultado da adaptação do metabolismo ao regime. O shake resolve esse problema, pois é capaz de acelerar o gasto metabólico novamente e dar nova força ao emagrecimento, afirma a Dra. Eneida, que cita outras indicações do método. "Ele é ótimo para ser usado como dieta de transição para pessoas que querem mudar seu padrão alimentar, como as que comem grandes volumes ou sofrem de compulsão", informa. E também traz ótimos efeitos para quem não costuma seguir cardápios, mas deseja se livrar daqueles quilinhos que, aos poucos, insistem em se instalar no corpo.

O fim da barriguinha

Além de emagrecer mais rápido, a dieta do shake ajuda a exterminar a barriga logo de saída. Em geral a primeira gordura que o organismo libera no emagrecimento é mesmo a dessa região. Mas com os shakes isso acontece ainda mais rapidamente por eles serem ricos em fibra solúvel (a Goma Guar, que é vendida em farmácias e melhora o colesterol, o índice glicêmico e o intestino) e terem baixa quantidade de açúcares simples, os maiores causadores da indesejada barriguinha. Eneida informa ainda que acrescentando lactobacilos à bebida, a redução da área será mais acelerada, já que eles auxiliam a flora intestinal e previnem a prisão de ventre. Mesmo depois de secar o shape, a perda de peso continua de forma consistente porque a dieta do shake é restrita, ou seja, oferece poucas opções alimentares e isso reduz as chances de sair dela. Eneida cita outra característica do método: "É menos calórico do que um regime convencional, por isso seu resultado é imediato". Porém a nutricionista alerta que esse tipo de menu só pode ser seguido durante 7 dias. "Depois disso é preciso continuar o processo de reeducação até alcançar e manter o corpo desejado", diz.

Nutrição em primeiro plano

Para quem pensa que está perdendo nutrientes ao trocar uma refeição por um shake, Eneida informa:

* "Dependendo dos ingredientes, a bebida pode ter muito mais proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras solúveis e insolúveis e ômega-3 do que um desjejum tradicional, feito à base de pães, biscoitos, bolos e açúcar refinado, ou mesmo do que uma refeição com massa e gordura saturada." * Se for preparado de forma adequada, o drinque pode até substituir o almoço ou jantar, mas jamais os 2 juntos e por mais de 48 horas, pois esse é um plano emergencial.

* Para ter certeza do valor nutritivo do shake que está ingerindo, você mesma pode prepará-lo (veja o cardápio a seguir) ou confira a tabela calórica na caixa do fabricante (se for usar produto industrializado).

Para emagrecer de forma saudável o shake deve ser nutritivo, daí a importância de ele oferecer proteína (leite, iogurte), carboidratos, vitaminas e sais minerais (frutas, hortaliças, castanha), fibras solúveis (aveia, Goma Guar) e insolúveis (linhaça, gergelim). O cardápio proposto, que tem 1.200 cal. por dia, traz sugestões deliciosas e que vão ajudá-la a perder até 4 kg em 5 dias sem colocar sua saúde em risco.

Você prefere shake industrializado?

Eles são práticos e oferecem nutrientes em proporções equilibradas. Às vezes, pode ser necessário complementar com uma fruta ou uma salada, pois nem sempre há fibras suficientes. A dica de Eneida é analisar o rótulo do produto: "A fórmula não deve ter açúcar, nem gorduras saturadas ou trans. É importante que possua fibras solúveis e insolúveis e que a porção de proteína seja superior à de carboidrato". Ela avisa ainda que se deve tomar no máximo 250 ml da bebida por vez, embora alguns fabricantes indiquem doses maiores.

Veja a seguir algumas opções disponíveis no mercado.

Não se esqueça

  • Nunca substitua o almoço e o jantar no mesmo dia.
  • Siga este plano por no máximo 7 dias. Após este prazo, siga para uma dieta de reeducação alimentar.

Quem costuma tomar um café da manhã farto pode estranhar a consistência líquida do shake e achar que vai sentir fome. Mas se enriquecê-lo com fibra (use Goma Guar), você ficará saciada por mais tempo.

Clique aqui e veja sugestão de cardápios e receitas dos shakes para fazer em casa.

Política de Privacidade | Contato | Corpo Perfeito | ©2008 Mais que Beleza